Informamos que, no período de 17/11 a 03/12/2017, a técnica Caroline Ruas estará de férias. Por este motivo, a agenda do Microscópio Eletrônico de Transmissão estará indisponível.

Gratos pela atenção,

Equipe CEME-SUL

Informamos que na semana do dia 04/12 a 08/12 acontecerá o III Workshop de Difração de Raios X e nos dias 12 a 15/12 acontecerá o I Encontro de Microscopia, Espectroscopia, Espectrometria e Cromatografia da Região Sul.
 
Por este motivo, a agenda dos esquipamentos estará indisponível nas datas mencionadas.
 
Assim que tivermos maiores informações, divulgaremos!!
 
 
Gratos pela compreensão,
 
Equipe CEME-SUL.
 

 

 

Na tarde dessa quinta-feira, 05/10, durante a programação da 16ª Mostra da Produção Universitária (MPU), o CEME-SUL recebeu a visita dos participantes da Oficina, intitulada "Curso teórico-prático de introdução a Microscopia Eletrônica", ministrado pelo prof. Dr. Marcos Alexandre Gelesky, da Escola de Química e Alimentos.

 

Na tarde de quarta-feira, 04/10, durante a programação da 16ª Mostra da Produção Universitária (MPU), o CEME-SUL recebeu a visita dos participantes da Oficina, intitulada "Nanobiotecnologia", ministrado pelas alunos de pós-graduação em Ciências da Saúde, Gabriela Araujo, Shana Pires, Bárbara Alves, Fabian Primo, Junior Ramires e Mariana Falkembach.

 

 

 

 

 

Na manhã de terça-feira, 12/09, o CEME-SUL recebeu a visita dos acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica, participantes do XXIV Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, acompanhados da prof.a Águeda Turatti.

 

 

Atenção!!!

 

Informamos aos usuários do CEME-SUL que a partir do mês de Janeiro será implementado o projeto de cobrança para os equipamentos. Dessa forma, o agendamento não está disponível ainda para o próximo ano (2018).

 

Assim que possuirmos a tabela de custos, liberaremos a agenda dos equipamentos.

 

Att, 

Equipe CEME-SUL.

Na manhã de quarta-feira, 18/05, o CEME-SUL recebeu a visita dos acadêmicos do curso de Física, participantes da X Semana Acadêmica da Física, acompanhados da prof.a Águeda Turatti.

 

 

 

 

Na manhã do dia 05/07, o CEME-SUL recebeu a visita da prof.a Marta Amaral acompanhada dos estudantes de graduação do Curso de Biotecnologia, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), da UFPel. 

 

 

 

 

 

 

 

Atenção!!!!

 

Prezados usuários, informamos o novo procedimento para o agendamento dos equipamentos.

O agendamento deverá ser solicitado pelo ORIENTADOR, juntamente com o formulário do equipamento (MEV, MET, DRX, Confocal e/ou Homogeneizador) preenchido.

Para o MEV, cada professor terá direito a QUATRO turnos no mês, sendo que, poderão ser agendados no máximo DOIS turnos na semana para cada usuário.

Essas mudanças foram necessárias para melhorar o funcionamento e a distribuição de horários entre os usuários.

Dessa forma, segue abaixo as etapas para realizar o agendamento dos equipamentos (MEV, MET, DRX, Confocal e Homogeneizador):

1º) Acessar o site: cemesul.furg.br

2º) Clicar em: agendamento 

                         "Clicar na agenda do equipamento desejado"

3º) Visualizar o dia e o turno disponível

4º) Clicar em documentos- formulários CEME-SUL- preencher os formulários de cadastro do orientador (caso o projeto não tenha sido cadastrado ainda) e do equipamento que será utilizado, com todas as informações solicitadas.

Após, o ORIENTADOR deverá enviá-los para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando juntamente o dia escolhido e o turno que estava disponível na agenda.


Por último, aguarde a confirmação de seu agendamento por e-mail.

 

Att, 

Equipe Ceme-Sul

Tel: 53-3293-5312

Site: www.cemesul.furg.br

Facebook: www.facebook.com/centrodemicroscopiafurg

Informamos que o MET está operacional novamente e que estamos realizando o agendamento conforme o procedimento habitual.

 

Atenciosamente, 

Equipe CEME-SUL

Na manhã do dia 02/06, o CEME-SUL recebeu a visita da prof.a Águeda Maria Turatti acompanhada de seus alunos do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF).

 

IMG 20170602 113954440 HDR

IMG 20170602 114714472 HDR

IMG 20170602 121608736

Atenção!!

Informamos que, durante essa semana, o Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET) encontra-se em manutenção técnica.

Gratos pela compreensão,

Equipe CEME-SUL

A prof.ª Dr.ª Águeda Turatti irá apresentar, no dia 02/06, às 19h, uma palestra intitulada "Mergulhando no mundo microscópico". A apresentação ocorrerá na Vanguarda do Partage Shopping, no Ciclo de Palestras Na praia da Ciência.

 

 

18447256 1791697914492608 5633675342493732885 n

Na manhã de quinta-feira, 18/05, o CEME-SUL recebeu a visita do prof. Marcos Alexandre Gelesky acompanhado dos estudantes de graduação em Química Bacharelado e de pós-graduação em Química Tecnológica e Ambiental, da Escola de Química e Alimentos. A visita ocorreu devido aos acadêmicos estarem cursando uma disciplina ministrada pelo professor, sendo importante a apresentação dos equipamentos para a caracterização dos materiais.

 


20170518 112640

Atenção!!

Informamos que o Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET) está temporariamente inoperante e voltará ao uso normal no mês de junho, após a visita técnica da JEOL.

Gratos pela compreensão,

Equipe CEME-SUL

Informamos que o MEV está operacional novamente e que estamos realizando o agendamento conforme o procedimento habitual.

Agradecemos imensamente a contribuição da prof.a Dr.a Carla Menegola, da UFBa, e o prof. Dr. Rogério Vianna, do ICB da FURG, pela ajuda financeira concedida para que o MEV voltasse ao funcionamento normal, atendendo a demanda dos usuários internos e externos a FURG.

Agradecemos também, ao usuário Paulo Rubira que indicou o técnico de informática para realizar o conserto da fonte de alimentação, bem como, ao prof. José Monserrat, a prof.a Dr.a Henara Costa (responsável pelo equipamento) e a PROPESP por todo o empenho e preocupação.

Atenciosamente, 

Equipe CEME-SUL

Informamos que conforme o ato executivo nº 21/2017, divulgado na página da FURG, o CEME-SUL estará com suas atividades suspensas nesta sexta-feira, 28, considerando a greve geral programada.

 

Att,

Equipe CEME-SUL

 

Prezados,
 
Pedimos a todos os usuários que encaminhem, por favor, os manuscritos publicados utilizando um dos equipamentos de nossa estrutura para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O objetivo é disseminar a pesquisa científica e divulgar os trabalhos realizados, visando o desenvolvimento tecnológico do CEME-SUL.
 
Atenciosamente, 
 
Equipe CEME-SUL
 
 

Atenção!!

Informamos que o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) está temporariamente inoperante e não temos previsão de quando voltará ao uso normal.

 

OBS: Nesse período não estaremos realizando o agendamento de novos usuários, pois daremos prioridade para aqueles que estão sendo cancelados.

 

Gratos pela compreensão,

Equipe CEME-SUL

Atenção!!
 
Difratômetro de Raios X está novamente operacional!! Os interessados podem enviar suas amostras, conforme procedimento divulgado no site do CEME-SUL.

O CEME-SUL recebeu, nessa sexta-feira, a visita dos acadêmicos do curso de Engenharia Bioquímica durante a Acolhida cidadã.

 

20170324 134251

 

20170324 135220

20170324 140545

20170324 143312

20170324 143944

20170324 1448110

O estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, Guilherme Limberger, ministrou um curso de verão intitulado "Os insetos como modelo de estudo em fisiologia", realizando a análise morfológica de grilos no Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV).

 

IMG 20170129 WA0013

Atenção!!!!

Informamos que o DRX está temporariamente inoperante e não temos previsão de quando voltará ao uso normal.

Att, 

Equipe CEME-SUL

Atenção!!
 
Difratômetro de Raios X está novamente operacional!! Os interessados podem enviar suas amostras, conforme procedimento divulgado no site do CEME-SUL.
 

No dia 07/02 o CEME-SUL recebeu a visita do pró-reitor de pesquisa e Pós-Graduação, da PROPESP, o professor Dr. Eduardo Secchi, acompanhado do Diretor de Pesquisa, o professor Dr. Marcelo Montes D'oca e do Assistente do pró-reitor Cícero A. Vassão.

 
 IMG 20170209 WA0002
 
 
 

Informamos que conforme o ato executivo 041/2016, divulgado na página da FURG, o CEME-SUL estará com suas atividades suspensas no período de 23/12 a 02/01.

 

Desejamos a todos (as) um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Que 2017 seja repleto de realizações!

 

 

Att,

Equipe CEME-SUL

Na semana de 28/11 a 02/12 ocorreu o II Workshop de Difração de Raios X (IIWDRX). Este evento anual é promovido pelo Centro de Microscopia Eletrônica do Sul (CEME-SUL), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESP).

O principal objetivo é divulgar o uso da técnica de Difração de Raios X para caracterização de materiais, além de qualificar os pesquisadores e alunos da comunidade científica da FURG e da região.

Foram ofertados minicursos e palestras relacionados a Difração de Raios X.

 Além disso, foram feitas discussões sobre as condições de uso do equipamento para melhor atendimento à comunidade acadêmica. Nesta edição do Workshop, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos científicos.

 O evento contou com mais de 60 participantes, dentre os quais estudantes e professores da FURG, da UFPel, da UniFra e da UFRGS.

 Agradecemos ao apoio técnico da PROPESP e  da  Editora, Livraria e Gráfica da FURG. Especialmente aos colegas: Jorge L. Pimentel Jr., Marco A. G.  Pelegrinotti,  Irai F. Mirapalhete,  Rudmar da R. Krunreick,  Caroline P. Ruas, Cícero A. G. C. Vassão e Domingos S. Z. Dias, que viabilizaram a realização do evento.

 Salientamos a participação dos professores convidados: Dr. Altair Sória Pereira e Dr. Paulo Pureur Neto, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Dr. Mário Lucio Moreira da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do  Dr. Juliano Vicenti da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a quem agradecemos por suas valiosas contribuições ao evento.

 Agradecemos ainda, a prof. Dr.a Águeda Maria Turatti, coordenadora do II WDRX, pelo seu empenho e dedicação na realização deste grande evento.

 

Imagens do evento:

 

  • Minicurso 1: Prof. Dr. Juliano Vicenti

 

Prof Juliano

 

  • Minicurso 1: Parte prática 

Curso prático Juliano

 

curso prático Juliano 2

 

  • Minicurso 2: Prof. Dr. Altair Pereira
  • Altair 

 

 

  • Minicurso 3: Prof. Dr. Pedro Neto

 

Prof. Pedro 3

 

  • Professores da UFRGS e da FURG (da esquerda para a direita): Jorge Pimentel, Pedro Neto, Águeda Turatti e Altair Pereira

 

e

 

  • Participantes do II Workshop de DRX (II WDRX)

 

IMG 20161202 WA0033

Informamos que, no período de 09/01 a 30/01/2017, o técnico Rudmar Krumreick estará de férias. Por este motivo, a agenda dos equipamentos será alterada, de forma que possamos atender as demandas do MEV e do MET.

Salientamos ainda, que não temos informações de como ficará o expediente no mês de Janeiro, por esta razão a agenda dos equipamentos não foi liberada para o período da tarde.

Qualquer informação divulgaremos no site e na página do CEME-Sul.

 

 

 

Gratos pela atenção,

Equipe CEME-SUL

 

horário verão

 

 

Informamos que na semana do dia 28/11 a 02/12 ocorrerá o II Workshop de Difração de Raios X, onde serão oferecidos minicursos relacionados a essa técnica de caracterização de materiais, além de discussões para melhor atendimento à comunidade acadêmica.

Este evento é anual e é promovido pela PROPESP.       

Serão oferecidos mini-cursos destinado a alunos de graduação e pós-graduação que tenham interesse na técnica de difração de raios X, disponível no CEME-SUL da FURG. São eles:

1) Minicurso de difração de raios X abordando os principais aspectos teóricos e práticos relacionados ao tratamento de dados em amostras policristalinas.
Ministrante: Prof. Dr. Juliano Rosa De Menezes Vicenti - FURG

Parte teórica (5h): Instrumentação; difração em ondas; retículos cristalinos; fatores estruturais; simetria; densidade eletrônica; refinamento de Rietveld; Aplicações.

Parte prática (2,5 h): tratamento de dados utilizando o software TOPAS, disponível no CEME-SUL, através de perfis matemáticos; indexação; modelos de corpo rígido; arrefecimento simulado; refinamento de Rietveld.

As inscrições para a parte prática do curso serão realizadas separadamente e tem vagas limitadas. Os interessados devem cursar a parte teórica e enviar resumo do seu projeto de pesquisa com justificativa para participar do curso prático para o seguinte email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os selecionados serão divulgados ao final do curso teórico.

2) Minicurso: Análise da Composição de Fases Cristalinas por Difratometria de Raios. (4h)
Ministrante: Prof. Dr. Altair Sória Pereira - UFRGS

Conteúdo programático: Geometria básica de um difratômetro de raios X e condições necessárias para uma medida de boa qualidade. Metodologia de análise da composição de fases usando o banco de dados ICDD e principais dificuldades para uma análise confiável. Exercício de uso de software para análise de composição de fases cristalinas.

3) Minicurso: Estrutura Cristalina e Difração de Radiação pelos Sólidos Cristalinos. (4h)
Ministrante: Prof. Dr. Paulo Pureur Neto - UFRGS

Conteúdo programático:
1. Geometria dos Cristais
Simetria translacional e redes cristalinas de Bravais, Vetores geradores e celas unitárias (primitivas e convencionais), Planos cristalinos, direções cristalinas e índices de Miller, Estrutura cristalina; base, Operações de simetria do grupo do ponto
2. Rede Recíproca
Espaço recíproco, Vetores geradores da rede recíproca, Propriedades da rede recíproca, Zona de Brillouin
3. Difração pelos Cristais
Tipos de radiação, Lei de Braag e Formulação de Laue, Métodos experimentais, Fator de forma atômico e fator de estrutura geométrico.

Haverão também seminários/palestras e mesa-redonda para discussão a respeito do tema.

Além disso, serão selecionados trabalhos científicos que envolvam a técnica de difração de raios X a serem apresentados de forma oral pelos participantes do evento. Interessados devem enviar resumo do trabalho para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

IMPORTANTE:

As inscrições para os minicursos podem ser feitas através do link:

http://sinsc.furg.br/detalheseventos/501

Cronograma do evento:

 

cronograma do evento

 

--> Para maiores informações acessar a página do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/199663130480929/?active_tab=about

 

 

Informamos que a agenda de Janeiro já está aberta para todos os equipamentos, até o momento, apenas no turno da manhã!!

 

Agradecemos a atenção, 

 

Equipe CEME-Sul

 

Etapas para agendar um dos equipamentos (MEV, MET, DRX, Confocal e Homogeneizador) no CEME-SUL:

1º) Acessar o site: cemesul.furg.br

2º) Clicar em: agendamento 

                         "Clicar na agenda do equipamento desejado"

3º) Visualizar o dia e o turno disponível

4º) Clicar em documentos- formulários CEME-SUL- preencher os formulários de cadastro do orientador (caso o projeto não tenha sido cadastrado ainda) e do equipamento que será utilizado. Após enviá-los para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando juntamente o dia escolhido e o turno que estava disponível na agenda.

Aguarde a nossa confirmação de seu agendamento por e-mail.

Att, 

Equipe Ceme-Sul

Tel: 53-3293-5312

Site: www.cemesul.furg.br

Facebook: www.facebook.com/centrodemicroscopiafurg

A aluna Gabriela Hadrich, do PPGCS, apresentou seu trabalho intitulado "Anti-Inflammatory effect and toxicology analysis of oral delivery quercetin nanosized emulsions in rats", no 7 Euro-Global Summit on Toxicology and Applied Pharmacology em Roma (Itália) e ganhou o prêmio de "Best Young Researcher Award". Gabriela realizou seu trabalho no Laboratório de Nanotecnologia da FURG, situado no Centro de Microscopia Eletrônica do Sul sob orientação da Profa. Dra. Cristiana Lima Dora.

 

Gabi

Uma das imagens obtidas no Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET), no CEME-SUL, foi selecionada para figurar a capa do periódico Journal of Dental Research, o periódico científico internacional de maior renome na área de Odontologia.

O trabalho foi desenvolvido pela usuária Dr.a Marina Kaizer, prof. Dr. Sérgio Cava, prof. Dr. Rafael Moares e colaboradores, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

 

Nanopartículas de sílica

Imagem de Microscopia Eletrônica de Transmissão de nanopartículas de sílica, com magnificação de x300k.

No dia 21/10 o CEME-Sul recebeu a visita dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências a distância dos polos de Mostardas, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul, bem como, dos professores do Ceamecim.

 

 

14657356 1228246430566651 614223465330771313 n

14717301 1228246513899976 1913835398825846534 n

14610874 1228246467233314 596206991373962966 n

14702369 1228246543899973 9011533245994853011 n

Informamos que a agenda do MET estará disponível, a partir do dia 01 de Novembro, nos dias e horários especificados abaixo:

 
Turnos Segunda-feira Quarta-feira Quinta-feira
Manhã 8h30min às 12h 8h30min às 12h 8h30min às 12h
Tarde 13h30min às 17h 13h30min às 17h  13h30min às 12h
 
 
IMPORTANTE!!!!!!
 
O usuário deverá escolher um dos turnos, manhã ou tarde para fazer o agendamento.
 
 
 
 
 
     Agradecemos a atenção,
 
                                Equipe CEME-SUL

 

         O equipamento Difratômetro de Raios X do CEME-SUL está novamente operacional, após manutenção técnica da Bruker financiada pela PROPESP/FURG.

        Serão realizadas as medidas em espera e solicitações de novas medidas poderão ser feitas a partir de junho, conforme Manual do CEME-SUL disponível em:

http://cemesul.furg.br/index.php/documentos.html

       Ressaltando a necessidade da entrega do formulário preenchido junto com as amostras a serem medidas.

         O CEME-SUL disponibiliza três computadores com softwares instalados (Topas, Diffract.EVA, PCW, GSAS, FullProf), mediante agendamento prévio via email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), para que usuários possam fazer análises dos dados obtidos por DRX.

 

                  O CEME-SUL divulga sua participação na IX Semana Acadêmica da Física (16 a 20/05), através do minicurso oferecido: "Aspectos fundamentais e aplicações de técnicas de caracterização de materiais: Difração de Raios X e Microscopia Eletrônica", ministrado pela Prof. Dra. Agueda Turatti e pelo Prof. Dr. Marcos Gelesky, com visita ao CEME-SUL.

 

2f4f

6f5f

7f

 

 

           O CEME-SUL divulga sua participação na 4ª Semana Acadêmica da Escola de Química e Alimentos que está sendo realizada de 9 a 13 de maio nas dependências do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico (CIDEC), através do minicurso oferecido: "Aspectos fundamentais e aplicações de técnicas de caracterização de materiais: Difração de Raios X e Microscopia Eletrônica", ministrada pela prof. Dra Agueda Turatti e pelo prof. Dr. Marcos Gelesky, com visita ao Centro.

 

 1.1

 

 

          A Semana Acadêmica da Escola de Química e Alimentos (SAEQA) vem se afirmando como uma das tradicionais semanas acadêmicas realizadas na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Maiores detalhes: https://saeqafurg.wordpress.com/

               O CEME-SUL divulga sua participação na IX Semana Acadêmica da Física (16 a 20/05), através do minicurso oferecido: Aspectos fundamentais e aplicações de técnicas de caracterização de materiais: Difração de Raios X e Microscopia Eletrônica, que será ministrado pela Prof. Agueda Turatti e pelo prof. Dr. Marcos Gelesky e prevê visita ao CEME-SUL.

 

Maiores detalhes:
http://daf.furg.br/inde…/eventos/semana-academica/minicursos

          Nos dias 14 e 15 de janeiro de 2016, o Centro de Microscopia Eletrônica do Sul (CEME-SUL), da Universidade Federal do Rio Grande, recebeu o Dr. Breno Leite da empresa JEOL.

O Dr. Breno Leite, PhD, é Cientista Senior de Aplicações da JEOL USA Inc., Peabody, Massachusetts e possui vasta experiência na área de Microscopia e Microanálise de Raios X.

Nessa ocasião o Dr. Breno Leite proferiu a Palestra: “Introdução ao Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) e Microanálises de Raios X (EDS)”, realizada no CIDEC-SUL, direcionada aos alunos de graduação, pós-graduação, técnicos e docentes da FURG e outras instituições da região.

Na palestra, onde estiveram presentes cerca de 50 participantes, foram abordados aspectos mais avançados sobre a utilização dos equipamentos Microscópio Eletrônico de Varredura (JSM - 6610LV) e Detector de microanálise de Raios X (EDS), disponíveis no CEME-SUL.

 

 

Além da palestra aberta a comunidade acadêmica, o CEME-SUL e toda a sua equipe passaram por um treinamento de alta qualidade a fim de melhorar o modo de utilização desses equipamentos.

A empresa JEOL, fabricante do microscópio, confeccionará certificados a todos os participantes deste evento, organizado pela equipe do Centro de Microscopia Eletrônica do Sul (técnico Rudmar Krumreick, as pesquisadoras Erica Silveira e Louise Gonçalves e a pós-graduanda Caroline Ruas) juntamente com o Prof. Dr. Marcos Gelesky da Escola de Química e Alimentos (EQA).

  

 

A equipe do CEME-SUL agradece imensamente a disposição do Dr. Breno Leite em dividir sua experiência e conhecimentos e a todos os participantes deste evento.

 

 

“Introdução ao Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) e Microanálises de Raio X (EDS)”

Palestrante: Dr. Breno Leite, PhD – Cientista de Aplicações da JEOL USA Inc. Peabody, MA.

Data: 14 de Janeiro de 2016
Horário: 9-12 horas
Local: Cidec-Sul (Sala Estuários)
Inscrições: no local

 

           O Centro de Microscopia Eletrônica do Sul (CEME-SUL - FURG) convida para a palestra intitulada “Introdução ao Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) e Microanálises de Raio X (EDS)” que será ministrada pelo Dr. Breno Leite, Cientista de Aplicações da JEOL. Serão abordados aspectos sobre a utilização dos equipamentos Microscópio Eletrônico de Varredura (JSM - 6610LV) e Detector de microanálise de Raio X (EDS), disponíveis no CEME-SUL.

         A técnica de microscopia eletrônica é uma importante ferramenta para caracterização de materiais biológicos e inorgânicos. Informações importantes sobre a nova fase da microscopia moderna (Alto e Baixo Vácuo) e também de aplicações do EDS. 
         O público alvo será alunos de graduação, pós-graduação, técnicos e docentes da FURG e outras instituições da região.

 

 

I Workshop de Difração de Raios X do Centro de Microscopia do Sul na FURG

09 a 13 de novembro de 2015

Palestrantes:   

Dr. João Cardoso de Lima - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Dr. Claudio Michel Poffo - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Local: 9, 10 e 11 - Auditório 2 do CIDEC-SUL - FURG

As inscrições homologadas para os cursos oferecidos no 1° Workshop de Difração de Raios X do Centro de Microscopia do Sul na FURG estão listadas abaixo, confira o seu nome.

Curso teórico:

ALESSANDRO OLIVEIRA DE MORAES

ALINE LOISE SANTANA FARIA

ALINE MASSIA PEREIRA

ALINE TABARELLI

ÁLISSON SCHONS CAMARA

AMANDA VICENTE MARQUES

ANDRESSA BUENO

ÂNGELA MARINA MACALOSSI

ANTONIA MARA PASCOALI IOST

BÁRBARA FRANCO LUCAS

BRUNA DA SILVA VAZ

BRUNA LISBOA GONÇALVES

BRUNA LUÍSA BONES

BRUNA SÁ BRITTO VALÉRIO

BRUNO DA COSTA MENESTRINO

CAIO VICTOR GONÇALVES

CAMILA SOARES BORGES

CARLOS AUGUSTO BARBOSA DA SILVA

CAROLINA ELICKER

CÁTIA LIANE UCKER

CHARLES DA SILVA DIAS

CLAUDIO LUIS QUARESMA BASTOS JUNIOR

DESIRÉE MAGALHÃES DOS SANTOS

DIONATAN OLIVEIRA DA SILVA

EDILSON NUNES POLLNOW

ELTON ALVES DE MOURA

ERICA DA SILVA SILVEIRA

ESTELA OLIARI GARCEZ

FÁBIO CALCAGNO RIEMKE

FAILI CINTIA TOMSEN VEIGA

FERNANDA MACHADO RIBEIRO

FLAVIA COSTA DE MATTOS

FLÁVIO JOSÉ TOMSEN VEIGA

 GABRIEL VALIM CARDOSO

GABRIEL ZARDO BECKER

 GABRIELA HADRICH

 GABRIELA PORTO DE OLIVEIRA

 GEFERSON LUCATELLI

 GUILHERME DUARTE DE BARROS

 GUSTAVO FABRO DE AZEVEDO

 HELEN CRISTINA DOS SANTOS HACKBART

 HELEONISIA ANTONIA VIEIRA MOREIRA

IAREMA FERREIRA PINTO DE CARVALHO

 IGOR BITENCOURT SCARABELOT

 JENIFER SILVEIRA MORAES

 KARIN LUCIANO BRIZOLA SIMONATO

 KELVIN JOHN SILVA DOS ANJOS

 KEROLLYN SCHNEIDER DA ROSA

 LEONARDO CONTREIRA PEREIRA

 LOUISE SOUZA GONÇALVES

 LUCAS HECK

 LUCAS ROBERTO DI SALVO MELLO

MAGNO COLLARES

 MANUEL CEZAR MACEDO BARBOSA

MARCELO DIAS RODRIGUES

 MARINA CURI

 MARLON DA SILVA HARTWIG

 MAYCON MACHADO PINHEIRO

NEIMAR SUSIN

 NICHOLE OSTI SILVA

 NIDRIA DIAS CRUZ

 PRISCILA CRISTINA BARTOLOMEU HALICKI

RAFAEL REIMBRECHT GARCIA

RAPHAEL APARECIDO BOSCHERO

 RITA DE CASSIA DOS SANTOS FERREIRA

SANDRA CRUZ DOS SANTOS

 SANDRA TEIXEIRA JAECKEL

SANYE SOROLDONI GUIMARAES

 SUZIELLI MARTINS MENDONÇA

 TÁRIQUE HERNANDEZ SCHNEIDER

 TATIANE STRELOW LILGE

THAIS ANDREZZA DOS PASSOS

 THAYSSA HERPET CABRAL

 TIAGO NUNES SIQUEIRA

 TUANNY SANTOS FRANTZ

 VANDA ARTIFON PEREIRA

 VANIA RODRIGUES DE LIMA

 VICTOR RAMON MENDONÇA LEITE

 WILLIAN ALIKURI PEREIRA

Curso prático:

ALESSANDRO OLIVEIRA DE MORAES

ALINE LOISE SANTANA FARIA

ALINE TABARELLI

ÁLISSON SCHONS CAMARA

AMANDA VICENTE MARQUES

ANDRESSA BUENO

ANTONIA MARA PASCOALI IOST

BÁRBARA FRANCO LUCAS

BRUNA LISBOA GONÇALVES

BRUNA SÁ BRITTO VALÉRIO

BRUNO DA COSTA MENESTRINO

CAIO VICTOR GONÇALVES

CAROLINA ELICKER

CÁTIA LIANE UCKER

DIONATAN OLIVEIRA DA SILVA

EDILSON NUNES POLLNOW

ERICA DA SILVA SILVEIRA

FÁBIO CALCAGNO RIEMKE

FAILI CINTIA TOMSEN VEIGA

FERNANDA MACHADO RIBEIRO

FLAVIA COSTA DE MATTOS

FLÁVIO JOSÉ TOMSEN VEIGA

 GABRIEL VALIM CARDOSO

 GABRIELA HADRICH

 GEFERSON LUCATELLI

 GUILHERME DUARTE DE BARROS

 GUSTAVO FABRO DE AZEVEDO

 HELEN CRISTINA DOS SANTOS HACKBART

 HELEONISIA ANTONIA VIEIRA MOREIRA

 JENIFER SILVEIRA MORAES

 KARIN LUCIANO BRIZOLA SIMONATO

 LOUISE SOUZA GONÇALVES

LUCAS BONIFÁCIO SELBACH

 LUCAS HECK

 LUCAS ROBERTO DI SALVO MELLO

RAFAEL REIMBRECHT GARCIA

RAPHAEL APARECIDO BOSCHERO

SANDRA CRUZ DOS SANTOS

 SANDRA TEIXEIRA JAECKEL

SANYE SOROLDONI GUIMARAES

 TÁRIQUE HERNANDEZ SCHNEIDER

 TATIANE STRELOW LILGE

THAIS ANDREZZA DOS PASSOS

 THAYSSA HERPET CABRAL

 TIAGO NUNES SIQUEIRA

 TUANNY SANTOS FRANTZ

 VANDA ARTIFON PEREIRA

 VANIA RODRIGUES DE LIMA

 WILLIAN ALIKURI PEREIRA

Cronograma do evento:

  

09/11 10/11 11/11 12/11 13/11
9:00 ABERTURA

9:30/12:00

Teoria

Teoria

DRX na FURG

Prática: Refinamento Rietveld

Prática: Refinamento Rietveld

12:00 INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO

13:30/15:00

Teoria

Teoria

Prática: Refinamento Rietveld

Prática: Refinamento Rietveld

Mesa redonda:

primeiro ano de atividades do difratômetro de raios X, perspectivas futuras

15:00 Café Café Café Café ENCERRAMENTO

15:20/16:20

Teoria

Teoria

Prática: Refinamento Rietveld

Prática: Refinamento Rietveld

I Workshop de Difração de Raios X do Centro de Microscopia do Sul na FURG

09 a 13 de novembro de 2015

Inscrições abertas de 19 de outubro a 02 de novembro de 2015 neste link: http://www.sinsc.furg.br/detalheseventos/331

Palestrantes:   

Dr. João Cardoso de Lima - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Dr. Claudio Michel Poffo - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

A caracterização estrutural de materiais é fundamental para entender e/ou aprimorar suas propriedades físicas (elétricas, térmicas, magnéticas, ópticas e mecânicas), tendo em vista inúmeras aplicações tecnológicas.

Um dos métodos de caracterização de materiais do Centro de Microscopia Eletrônica do Sul da Universidade Federal do Rio Grande é a difração de raios X. Esta técnica é amplamente utilizada para análise estrutural das fases presentes em materiais cristalinos. Nesses materiais, os átomos se ordenam em planos cristalinos separados entre si por distâncias da mesma ordem de grandeza do comprimento de onda dos raios X incidentes. Com isso, é possível obter um padrão de difração de raios X, característico de cada material cristalino.

Uma importante ferramenta de análise desses dados é o uso do método Rietveld, tanto para difração de raios X como para difração de nêutrons. Esse método é amplamente reconhecido e utilizado para fazer o refinamento de estruturas cristalinas, considerando todo o padrão de difração medido para gerar outro padrão calculado, e obter informações sobre as fases cristalinas presentes e as suas proporções relativas.

Este evento irá promover um mini-curso com sessões teóricas (10 h) e práticas (10 h) sobre a técnica de difração de raios X e o método Rietveld de análise de estruturas cristalina de materiais, destinado a alunos de graduação e pós-graduação que tenham interesse no tema.

A fundamentação teórica básica sobre cristalografia, difração de raios X e o método Rietveld será apresentada nas sessões teóricas. Nas sessões práticas, serão feitas análises de estruturas cristalinas de materiais, através do método Rietveld, utilizando o software livre GSAS (General Structure Analysis System), disponível em: http://www.ccp14.ac.uk/solution/gsas/

 

O conteúdo programático do mini-curso será:

 

Geração de raios-X. Difração de raios-X em materiais. Descrição de um cristal e suas redes (Redes de Bravais). Lei de Bragg. Índices de Miller. Fator de estrutura de materiais cristalinos. Exemplos de materiais cristalinos, semi-cristalinos, nanocaristalinos e amorfos. Refinamento estrutural de materiais cristalinos através do Método de Rietveld.

 

Local:  Universidade Federal do Rio Grande – Detalhes em breve

 

Cronograma do evento:

  

09/11 10/11 11/11 12/11 13/11
9:00 ABERTURA

9:30/12:00

Teoria

Teoria

DRX na FURG

Prática: Refinamento Rietveld

Prática: Refinamento Rietveld

12:00 INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO

13:30/15:00

Teoria

Teoria

Prática: Refinamento Rietveld

Prática: Refinamento Rietveld

Mesa redonda:

primeiro ano de atividades do difratômetro de raios X, perspectivas futuras

15:00 Café Café Café Café ENCERRAMENTO

15:20/16:20

Teoria

Teoria

Prática: Refinamento Rietveld

Prática: Refinamento Rietveld

           Prezados usuários, informamos que os formulários de utilização dos equipamentos do CEME-SUL (na aba Documentos) deverão ser preenchidos e entregues, ou enviados por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), antes da solicitação e marcação de um horário. A utilização dos equipamentos está condicionada a entrega destes formulários.

Agradecemos a colaboração nesse sentido.

        A técnica de homogeneização a alta pressão é utilizada para preparação de emulsões, nanopartículas lipídicas e lipossomas. A maior vantagem da técnica é a possibilidade de produção de nanocarreadores em larga escala, além de produzir estreita faixa de diâmetro de partículas e de não utilizar solvente orgânico. Os nanocarreadores produzidos por esta técnica possuem, em geral, partículas abaixo de 500 nm.

Na homogeneização à alta pressão uma dispersão de partículas é impulsionada com alta pressão (100-2000 bar) através de uma cavidade estreita (poucos micrômetros), e acelerada em uma curta distância, com alta velocidade (cerca de 100 km/h) ao encontro de uma barreira. A colisão com a barreira possibilita a formação de nanopartículas com reduzido diâmetro (MEHNERT e MADER, 2001).

No processo de homogeneização à quente, inicialmente, o ativo é dissolvido no lipídio fundido. Em seguida, esta mistura é adicionada em uma solução quente de tensoativo sob alta agitação, formando uma pré-emulsão (óleo em água). Esta pré-emulsão é homogeneizada em um homogeneizador de alta pressão (100-1500 bar). Em geral, são suficientes um a três ciclos para formar os nanocarreadores (MARCATTO, 2009).

homogeneizador

Características do equipamento:

  • Técnica efetiva para produzir partículas com tamanho reduzido (<500 nm) e adequada distribuição de tamanho;
  • Utilizada para preparação de emulsões, nanopartículas e lipossomas;
  • Não utiliza solvente;
  • Capacidade de 3 L/hs;
  • Pressão máxima de 30.000 psi/2.000 bar;
  • Volume mínimo: 10 mL

O CEME-SUL oferece o homogeneizador a alta pressão para ser utilizado pela comunidade acadêmica em suas pesquisas científicas. Para agendar o uso deste equipamento, os interessados poderão entrar em contato pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Centro de Microscopia Eletrônica do Sul (CEME-Sul) apoia o Uso Racional dos Recursos Relativos ao Consumo de água e Energia.
Apoie esta causa você também!!

            Na semana de 25 de maio esteve presente no CEME-Sul o técnico da empresa Jeol, Ignácio de Moraes, para manutenção de rotina. Nas fotos: o técnico Rudmar Krumreick e a colaboradora Caroline Ruas.

 

foto 2

foto 1

 

Link para acesso ao formulário de inscrição: http://www.furg.br/index.php?id_noticia=25558